0
Mandala e o direito do consumidor: nascemos pensando assim
15.mar.2018No Brasil, a data celebra a publicação do Código de Defesa do Consumidor, a Lei Federal 8.078 que passou a vigorar em março de 1991.O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor observa que, de lá para cá, a data foi apropriada pelo mercado para alavancar vendas através de descontos, ao estilo Black Friday. “É um desvio do que se propõe em defesa do consumidor”, disse em entrevista um advogado do IDEC. Há dois termos que ressaltam a diferença de espírito: consumerismo e consumismo.
O consumerismo é a luta em defesa dos direitos do consumidor, um movimento para garantir os direitos que estão no CDC. O consumismo é o contrário disso: “muita gente acaba se endividando e deixa de consumir pelas dívidas”.
A Mandala enxerga este dia sobretudo como uma celebração dos seus clientes e apoiadores. São consumidores-modelo, conscientes ao extremo. Buscam se informar minuciosamente sobre “o que” e “como” consomem, e lutam para que toda a população se conscientize. Cobram e ajudam a estabelecer informações claras nos rótulos, nos cardápios e nas comunicações de todo o setor de alimentação. É uma garra e uma determinação que acabam por melhorar a vida de toda a população brasileira, pouco a pouco, e que nos inspira a melhorar todo dia também.
Nesse contexto, queremos ressaltar um dos parceiros que mais admiramos nessa jornada. Um grupo que se organizou para enfrentar interesses de porte industrial em consultas públicas do Governo Federal e venceu uma guerra em prol do consumidor. Parabéns a todo o time do @poenorotulo. Vocês são incríveis.
Feliz Dia Internacional dos Direitos do Consumidor a todos!