0
Eureciclo e Mandala Comidas: parceria em defesa do meio ambiente
7.nov.2019A eureciclo complementa o trabalho consciente da Mandala Comidas Especiais. Graças à nossa parceria, recentemente renovada, nossa capacidade de fabricar com responsabilidade aumenta. Isso ocorre porque as embalagens que colocamos no mercado são compensadas ambientalmente.
A equipe da Mandala Comidas tem enorme preocupação com o meio ambiente. Assim como todas as pessoas de bom senso, prestamos atenção aos graves alertas da ciência. No nosso entender, a sobrevivência de todas as espécies está em risco devido ao estado de emergência climática da Terra. Ao menos uma parte dessa situação é culpa do descarte incorreto e sem tratamento do lixo nas cidades.
Os resíduos sólidos e a legislação
Como revela o Panorama dos Resíduos Sólidos da Abrelpe, o Brasil urbano gera quase 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano. Quase 10% disso sequer é coletado, e acaba tendo destinação imprópria. Outros 50% são deixados, sem tratamento, em aterros sanitários.
Empresas de produtos para consumo não podem apenas tratar o lixo gerado em suas próprias fábricas. Também precisam se atentar para o lixo gerado por seus produtos e embalagens depois que chegam aos consumidores. Essa responsabilidade foi claramente estabelecida em 2010, com a promulgação da Lei 12.305, conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos. A lei determina não somente a correta destinação de resíduos, mas também sua redução. Para isso, incentiva o consumo consciente e prevê o aumento de reciclagem e outros mecanismos, envolvendo cidadãos, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.
O caminho adotado pela Mandala Comidas
Mensalmente, as cooperativas arroladas pela eureciclo em prol da Mandala Comidas reciclam material plástico equivalente a 500 kg das nossas bandejas, tampas e saquinhos. Ou seja, meia tonelada de plásticos pós-consumo são corretamente tirados de circulação e reciclados. É por isso que este selo figura em nossas embalagens. Esperamos que ele atraia a atenção de outros fabricantes, para que também busquem soluções que reduzam o impacto da produção industrial sobre o frágil planeta em que todos vivemos.