0
Você sabe o que é a Segunda Sem Carne?
20.set.2021Entenda como a Segunda Sem Carne pode ser benéfico à sua saúde e ao planeta
O que é a Segunda Sem Carne?
A Segunda Sem Carne propõe estimular e conscientizar as pessoas sobre os impactos do consumo de alimentos de origem animal na saúde humana, na sociedade, nos animais e no planeta de forma ampla.
É uma boa oportunidade para explorar os alimentos, conhecer outras fontes de proteína, aumentar o consumo de frutas e hortaliças, descobrir novos sabores!
Como surgiu?
Em 2003, Sid Lernet, profissional de marketing, em parceria com a Universidade de Johns Hopkins iniciou uma campanha cuja proposta era prevenir doenças relacionadas ao consumo excessivo de carne: obesidade, doenças cardíacas, derrames e alguns tipos de câncer. Esse movimento denominado Segunda Sem Carne (Meatless Monday).
Hoje o movimento existe em mais de 40 países e possui apoio de diversos líderes internacionais. Além disso, o ex-beatle Paul McCartney, vegano e entusiasta do movimento, encabeça o movimento no Reino Unido.
O início da Campanha Segunda Sem Carne no Brasil
A Segunda Sem Carne foi implantada no Brasil em outubro de 2009, trazida pela Sociedade Vegetariana Brasileira, com o apoio de governos, personalidades e empresas.
E tem como mote: “Tire as carnes e derivados do seu prato pelo menos uma vez por semana e ajude o planeta, os animais e a própria saúde”.
Graças a parcerias com o Poder Público, as escolas do município de São Paulo aderiram ao movimento em 2011. E, em 2017, as escolas do Estado de SP.
O movimento foi bem aceito pela comunidade escolar desde a sua implementação.
A rede de restaurantes populares Bom Prato, também do Governo de São Paulo, tem a Segunda Sem Carne implementada desde 2016, também com boa aceitação do público.
A Segunda Sem Carne do Brasil é considerada a maior do mundo.
Por que aderir?
O Movimento Segunda Sem Carne estimula o debate e a conscientização dos impactos do consumo de produtos de origem animal. É um convite para repensar nossos hábitos e tomar consciência sobre as consequências dos nossos atos.
A Campanha aborda três frentes como argumento para a adesão:
Pelas pessoas
A redução do consumo de carne auxilia no controle de peso, reduz o risco de diabetes, infarto, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
O Guia Alimentar para a População Brasileira menciona, inclusive, os benefícios da redução de consumo de carne vermelha para a saúde.
Pelos animais
No Brasil, 10 mil animais são abatidos a cada minuto com a finalidade de servir de alimento. O tempo de vida desses animais reduz significativamente quando são criados para abate.
Pelo Planeta
A criação de animais consomem grandes quantidades de água, energia, grãos e terra. Como resultado, essa dinâmica significa:
Desmatar grandes áreas para pastagens, causando desequilíbrio ambiental. A pecuária é responsável por 60 a 80% do desmatamento da Amazônia.
Destinar ⅓ da colheita de grãos do mundo para alimentar animais de criação, o que seria suficiente para alimentar cerca de 3 bilhões de pessoas.
Desperdiçar 3.400 litros de água em um único dia sem consumir carne e derivados.
Uma pesquisa da ONU destacou que uma dieta baseada em vegetais pode ajudar a combater a mudança climática
Nossas escolhas e hábitos afetam o mundo dos outros.
Como fica o consumo de proteína na segunda sem carne?
A carne e derivados não são as únicas fontes de proteína. Há diversas fontes vegetais: vegetais verde-escuros (couve, brócolis, ora-pro-nóbis), leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico), oleaginosas (castanhas, nozes) e sementes (quinoa, chia, amaranto).
A Mandala tem diversas opções para a sua Segunda Sem Carne
Você sabia que 60% dos itens do nosso cardápio são sem proteína animal?
Sim!
Aqui na Mandala você encontra opções de pães incríveis, como o pão australiano e o mandalinha.
Salgadinhos para qualquer hora, como a bolinha de brócolis e a bolinha de queijo vegetal
Bolinhos de canela e bolinho de chocolate para seu lanche ou café da manhã.
Refeições congeladas e super práticas, como o homus com arroz aletria e a macarronada de cogumelo
Além das nossas refeições instantâneas que não precisam de refrigeração: mexidinho de feijão preto e risoto de abóbora com gengibre.
Ah! Todos os nossos chocolates, sobremesas e itens do empório são sem proteína animal.
E você, animou pra aderir ao Movimento Segunda Sem Carne?
Por Bárbara Oliveira, para Mandala Comidas Especiais