0
Torta de massa podre sem glúten e sem leite: conheça nossa receita!
30.nov.2020Quem não gosta de uma boa “massa podre” de torta, dessas que derrete na boca?
Sabemos o quanto é difícil chegar num bom resultado, realmente gostoso e com boa textura, sem utilizar os ingredientes tradicionais de uma receita: farinha de trigo, manteiga e ovos.
Mas não queremos que você fique somente na vontade de comer aquela torta. Temos uma receita incrível para te ensinar! Vamos te mostrar como é fácil preparar uma massa podre à base de grão-de-bico, leve e muito gostosa.
Depois de pronta, essa massa de torta pode ser recheada como você quiser, mas vamos te dar aqui uma dica super prática: Use como recheio o Escondidinho de Frango da Mandala Comidas!
Abaixo, vamos te mostrar o passo a passo para a receita da torta de massa podre, sem glúten e sem leite. Confira!
Preparando a Massa Podre Sem Glúten, Leite e Ovos
Ingredientes da massa:
- 300 g de grão-de-bico cru;
- 3 colheres de sopa de azeite ou óleo vegetal de sua preferência;
- Sal, páprica e ervas secas a gosto (sempre verifique a embalagem dos temperos para se certificar que não possui nenhum alergênico);
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio.
Ingredientes para o recheio da torta:
- 2 bandejas do escondidinho de Frango da Mandala.
Modo de Preparo da Massa Podre:
Primeiramente, coloque o grão-de-bico de molho em água por um mínimo de 12 horas.
Após, descarte essa água.
Em seguida, lave os grãos em água corrente, usando uma peneira grande.
Coloque o grão-de-bico numa panela de pressão.
Adicione água até o dobro da altura dos grãos. Não adicione sal, nem temperos.
O próximo passo para a receita da massa podre é cozinhar o grão-de-bico por 15 minutos, contados após a panela pegar pressão. Na sequência, desligue o fogo e deixe a pressão da panela sair naturalmente.
Após, pré-aqueça seu forno a 180º.
Escorra o grão-de bico, separando a água do cozimento.
Aliás, esse líquido é chamado de aquafaba e dá pra fazer uma porção de coisas gostosas com ele.
Por isso, congele esse líquido para usar depois.
Na sequência, deixe os grãos esfriarem um pouco.
Para o próximo passo da receita da massa de torta, você deve levar o grão-de-bico cozido ao processador de alimentos e adicione o azeite ou óleo vegetal, o sal e os temperos escolhidos e o bicarbonato.
Bata tudo até obter uma massa homogênea, com consistência de massa podre.
Caso você não tenha processador, não tem problema: você pode usar um liquidificador. Neste caso, acrescente o grão-de-bico aos poucos e bata devagar para não queimar o motor do liquidificador, ok?
Como toda massa sem glúten, o ponto pode variar por diversos fatores externos. Desta forma, se a massa podre estiver muito grossa, pode acrescentar um pouco da água do cozimento e bater mais um pouco. Se ficar muito líquida, acrescente farinha de arroz ou de milho, aquela que você tiver na sua casa.
Na etapa seguinte da receita de torta salgada, unte uma assadeira de fundo removível (caso não tenha, pode utilizar uma comum).
Após, coloque a massa podre na assadeira com uma colher e, com as mãos limpas, acomode-a por toda a forma, laterais e fundo. Ela é ótima de trabalhar, pois não gruda nas mãos.
Em seguida, leve a massa podre ao forno pré-aquecido por aproximadamente 12 minutos.
Montando a torta de massa podre:
Para começar a montar a sua torta salgada, você deve tirar do freezer os 2 escondidinhos de frango.
Assim sendo, descongele e aqueça-os conforme as instruções da embalagem, sem deixá-los muito quentes.
Após descongelarem, coloque-os sobre a massa de torta já assada; cuidado para manter o frango por baixo e o purê por cima!
Em seguida, pincele o purê com azeite ou outro óleo vegetal e devolva ao forno por aproximadamente 5 minutos ou até dourar.
Pronto: pode servir!
Se quiser deixar sua torta salgada ainda mais incrível, coloque por cima batata-palha, rodelas de tomate e azeitonas, ou algumas tiras de massa podre. Neste último caso, devolva a torta ao forno por mais uns minutos, até que as tiras estejam douradas.
Além disso, nós destacamos que o tempo de forno é apenas uma estimativa, podendo variar de acordo com a temperatura e umidade do ambiente, bem como à temperatura que o forno alcança.
Aliás, você pode variar a torta de massa podre usando o Escondidinho de Carne da Mandala Comidas, ou criar seu próprio recheio!
Tortas irresistíveis sempre à mão
Essa torta de massa podre pode ser congelada. Isso é ótimo pra garantir uma refeição diferente no dia a dia, né?
A dica aqui é utilizar recheios mais consistentes para a montagem da torta salgada. Caso o recheio escolhido seja mais úmido, você pode engrossá-lo adicionando amido de milho ou farinha de arroz.
Desta forma, quando for congelar, basta colocar a sua torta de massa podre pronta em uma embalagem própria para freezer (um saco plástico para alimentos ou um recipiente com tampa) e levar ao congelador.
Assim, quando quiser uma refeição diferente e deliciosa, é só colocar a torta congelada direto ao forno, em temperatura baixa até que descongele e aqueça. Pronto!
A massa podre vai além da torta
Bateu aquela saudade de comer uma empadinha? Não passe mais aperto: a massa podre de grão-de-bico é tão versátil que pode ser utilizada para montar empadas. Perfeito para aquele lanche ou para receber pessoas, não é mesmo?
Para prepará-las, unte algumas forminhas de empada com azeite e forre-as com a massa podre de grão-de-bico. Após, leve-as ao forno pré-aquecido a 180 graus.
Assim que as massas estiverem assadas, coloque o Cremosinho de Frango da Mandala Comidas Especiais como recheio e cubra as empadas com a massa podre, levando-as ao forno novamente até assar e dourar a parte de cima.
Dica: Para abrir a massa salgada, coloque-a entre duas folhas de filme plástico ou papel manteiga e abra cuidadosamente com a ajuda de um rolo de macarrão (pode ser uma garrafa também). Em seguida, corte a massa aberta do tamanho das forminhas e cubra as empadas.
Essa massa podre é bem fácil de fazer, né? Não exige muita habilidade na cozinha.
Mas se você não quiser cozinhar, não tem problema, estamos aqui pra te ajudar! A Mandala Comidas Especiais possui mais de 100 opções no cardápio, pra você não passar aperto e comer sempre bem e de forma segura.
Por Bárbara Oliveira, para Mandala Comidas Especiais.