0
Trabalhando para Nutrir Esperanças
15.fev.2022Doença celíaca: de uma sentença à novas oportunidades!
Para você a comida também é um boom de memórias afetivas? Eu descobri isso quando me percebi celíaca, alérgica a trigo e intolerante a lactose. Nesse momento eu também olhei em volta e notei o quanto as pessoas com necessidades alimentares especiais precisavam de atenção especial. Isso me levou a procurar o curso de Nutrição da UFBA, uma das melhores do país!
Os desafios práticos: como viver a Nutrição sem ter contato com glúten?
Mas como eu, que não podia nem chegar perto de trigo, conseguiria fazer um curso que mexe com comidas do início ao fim? Isso só foi possível por ter encontrado um time excepcionalmente competente e humano, pessoas que entendem que a educação pública e de qualidade deve ser para todos. Juntos buscamos soluções e adaptações que me permitiram chegar aqui, conhecendo todos os campos de atuação de um nutricionista, descobrindo as muitas formas de ajudar as pessoas.
Entretanto, não foi uma jornada fácil… Passei mal diversas vezes, até mesmo como reflexo do lanchinho que o colega consumia na mesma mesa ou o balão de festa que foi usado em uma atividade mais lúdica. Foi preciso argumentar muito e até enveredar por um caminho um pouco mais burocrático, inclusive com orientação jurídica, em uma verdadeira luta por uma educação inclusiva. Mas, passada essa fase, contei com a ajuda de muitos professores e colegas, que toparam o desafio de construir ambientes seguros para uma pessoa com restrições alimentares, adaptando programas de ensino, excluindo o trigo dos laboratórios, buscando alternativas seguras. Para os colegas também foi um desafio, pois toparam não consumir nada com glúten nas salas de aula, para que eu conseguisse participar das aulas sem passar mal. Foi um grande exercício de aprender a viver na diversidade, adaptar o dia a dia, as confraternizações, os momentos afetivos, para que o espaço de todos fosse bom para cada um que estava ali…
Comer fora de casa com restrições: da cruzada ao oásis
Passados anos de curso, me deparei com mais um desafio prático: um dos estágios obrigatórios no curso de Nutrição é justamente em locais que produzem comidas. Mas quem tem restrições alimentares sabe o quanto é difícil encontrar comida segura fora do lar, às vezes parece que estamos pelejando em uma cruzada medieval, é uma peregrinação sem fim. Andei de restaurante em restaurante e descobri que na minha cidade não existia nenhum local que não manipulasse glúten e que atendesse os requisitos para o estágio. Adicione a isto uma pandemia, quando muitos restaurantes e unidades produtoras de refeição simplesmente fecharam para não abrir mais.
E foi assim que, depois de muito peregrinar, cheguei na Mandala Comidas Especiais, referência na produção de alimentos sem alérgenos, um oásis dos celíacos, alérgicos e pessoas com necessidades alimentares especiais. Fui acolhida por uma equipe extremamente competente e que faz a mágica acontecer: excluir ingredientes para incluir pessoas!
Sem, sem… mas recheado de amor e sabor
Fazer comidas para celíacos, alérgicos e pessoas com necessidades alimentares especiais é um grande desafio. Foi fazendo essa imersão formativa eu descobri que o principal ingrediente das comidas da Mandala são as pessoas, são profissionais competentes, uma equipe harmônica e extremamente comprometida no que faz. É um cuidado que envolve todos os detalhes, como não entrar na fábrica com a roupa da rua, não almoçar com a mesma roupa do trabalho, seguir procedimentos meticulosos de cuidado extremo, todos os dias e o tempo todo. As comidas são feitas com ingredientes selecionados, que só entram na fábrica depois que os produtores e fornecedores garantem que não há nenhuma chance de ter qualquer um dos alérgenos – sim, essa é uma empresa que exclui completamente glúten, leite, soja, ovos, amendoim, castanhas, peixe, crustáceos, trigo, milho, além de realçadores de sabor e corantes.
Mas não pense que excluir tantos ingredientes deixa a comida monótona. O cuidado e carinho com a alimentação desse público tão especial envolve o constante desenvolvimento de produtos novos, o investimento em processos e tecnologias de ponta, a formação constante da equipe, tudo isso sem esquecer aquele gostinho de comida caseira que desperta todas as nossas memórias afetivas e nos abraça da melhor maneira!
Comida e cuidado com pessoas especiais
Para um celíaco ou alérgico, uma comida sem os alérgenos é mais do que um prato. É a chance de saúde para estar plenamente no mundo, a oportunidade de estar com as pessoas, de construir novas memórias afetivas. Sem dúvidas, a imersão com a família da Mandala me fez ver a importância e valorizar ainda mais a produção de alimentos seguros. Mas, mais do que isso, me fez ter a certeza da minha missão no cuidado com as pessoas com necessidades alimentares especiais, não como uma sentença, mas como pessoas únicas, especiais, edição limitada!
Por Adriane Halmann, para a Mandala Comidas Especiais.
Professora, entusiasta da cozinha inclusiva e nutricionista em formação
excelente aprendizado,estou em reforma alimentar,sem gluten,frituras…chocolates,aprendemos com a Vó Pina, a saborear, legumes todos de epoca e folhas verdes( sou fã incondicional do quiabo,adoro!) abraços!
Oi Marise! Esse aprendizado é diário mesmo! Continue assim, e se precisar da Mandala, estamos aqui!